top of page

Fotografia de viagem e tratamento

Atualizado: 13 de jul. de 2021

Fotografia em geral é um assunto muito complexo, mas pensando em fotografia para viagens acredito que posso dar algumas dicas que podem facilitar muito a vida.



1 Primeiro de tudo: Sempre que defino um destino, já tenho muitas fotos referências salvas dele, mas começo então a organizar essas referências. Primeiro nas pastinhas do instagram, facilita salvar muita coisa em pouco tempo, mas pode ficar difícil de acessar o instagram na viagem em algum lugar sem internet, então salvar tudo no celular em uma pasta da viagem é melhor.


2 Sobre as referências: Precisam ter os lugares mais fotogênicos do destino associados às cores de roupas que ficam mais legais em cada cenário, os ângulos que são mais interessantes, as poses possíveis e quaisquer outros elementos que encontro que destaquem no destino. Então já busco essas fotos pensando em tudo isso. Dá para ganhar muito tempo na viagem com tudo isso definido e o conteúdo produzido fica de qualidade.


3 Pensando sobre como serão tiradas essas fotos: É preciso avaliar quais equipamentos serão necessários. Se tem mergulho ou fotos na água vai precisar levar a gopro, ou se só a câmera já vai ser suficiente ou se nem a câmera vai ser legal, então leva só o celular. Se são ambientes fechados ou abertos, tudo isso influencia. Verificar se é possível voar com o drone no local, caso tenha um, em viagens internacionais é importantíssimo ver essa questão para não arrumar problemas.Pensar em tudo isso ajuda a não levar peso extra se necessidade. Pensar também se vai com alguém ou se vai sozinho, levar um tripé pode fazer toda diferença se for sozinho. A pior coisa é depender de estranhos para tirar fotos né, quando não tem jeito me vejo pedindo para 5 pessoas diferentes até conseguir direito, que vergonha!


4 Na viagem: Pensando nos looks para cada cenário é bom fazer um planejamento certinho para estar com a roupa e acessórios certos, na cor certa e no lugar certo. Essa preocupação pode fazer toda diferença em uma foto, veja o exemplo:



O vestido amarelo destaca a pessoa na foto, o branco deixa a figura da pessoa mais apagada por causa da areia que tem a mesma cor. É uma simples questão de se preocupar com o contraste do look com o cenário.

Então já fazer a mala com looks separados e organizados vai facilitar tudo.


5 Tratamento: O tratamento faz toda diferença na qualidade das fotos. Já foi o tempo de postar fotos #nofilter


Veja alguns exemplos:




Todo meu tratamento é feito no Lightroom. Em geral, o tratamento é para ser algo muito pessoal, cada pessoa vai encontrar sua identidade nas fotos, mas vou contar o que acho mais importante no meu. Eu gosto de "clarear" as fotos na maioria das vezes, mas sem estourar nenhuma cor clara, a idéia é colocar os elementos mais importantes em evidência. Tecnicamente no lightroom eu sempre aumento um pouco a exposição, diminui o realce, aumento sombras e nas cores vou equilibrar cada uma para ficar no estilo que estou curtindo. Por exemplo agora estou curtindo tirar um pouco a saturação dos verdes, por uma tendência geral, vejo muito isso e apliquei em minhas fotos. Meu estilo varia bastante, praticamente cada viagem muda um pouco, presets são muito responsáveis por isso e principalmente as tendências.


Esse é meu ultimo post (26-10-2018) é a vibe do azul do céu intenso, mas ao mesmo tempo com menos saturação, o beje mais clarinho, realce na pele morena, estou amando essa combinação.


O que são presets? São como filtros que podemos usar no lightroom como um inicio de tratamento, sempre vai ser preciso tratar manualmente depois. Mas esses presets já tem uma certa personalidade que trata a base da foto. Eu sempre tenho 2 ou 3 presets do momento e aplico dependendo do tipo de foto, fotos mais escuras, mais claras, de golden hour, com azul de mar. Uns ficam melhores que outros, é preciso ter variações para facilitar o tratamento. Eles são bem isso, facilitadores, fica mais rápido o tratamento usando presets. Você pode comprar de instagrans que fornecem, como @doyoutravel um dos melhores e mais caros ou @anna.laura que eu amo também, mas acho que os dela ela só disponibiliza no curso, que alias, é muito legal para quem esta entrando nesse mundo de blog de viagem e quer aumentar a qualidade do conteúdo.


Meus equipamentos:

-Camera semi-profissional Nex-5R

-Gopro 6

-Drone Mavic Air

-Iphone 8 Plus


Vejam o post com os comentários sobre tratamentos de fotos da minha viagem para Israel e Jordânia, está demais!




#fotografia #lightroom #blogdeviagem #dicasdefotografia #fotografiadeviagem #viagem #wanderer #wanderlust #referenciasfotograficas



118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page