top of page

ROTEIRO LENÇOIS MARANHENSES

Atualizado: 22 de set. de 2021


Lençois Maranhenses roteiro hospedagem como chegar

Os Lençois Maranhenses são uma imensa formação de areia e lagoas com dimensão similar à do estado de São Paulo, totalizando 155 mil hectares. Esse é o roteiro que fiz, com as minhas indicações de parceiros, mas também as principais informações para que seja possível adaptar o roteiro à condições de viagem variadas.



Qual a melhor época para ir para Lençois Maranhenses. Gráfico de chuvas e temperatura.
Gráfico de chuvas dos Lençois Maranhenses

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA IR?

Julho à Setembro. Fora disso ou tem muita chuva ou as lagoas podem estar secas. Quando chove muito, principalmente nos vilarejos, o transporte fica muito complicado com estradas repletas de lagoas no caminho.





COMO CHEGAR?

São 3 cidades de onde podem ser feitos os passeios:

Barreirinhas (255km de São Luís, 4h30 de estrada)

Santo Amaro (242km de São Luís, 4h30 de estrada, mais ao norte dos lençóis)

Atins (255km até barreirinhas 4h30 de estrada + 1h30 de barco voadeira até Atins)

Veja horários dos transfers e barcos aqui


COMO ESCOLHER A CIDADE IDEAL?

Lagoa Bonita em Barreirinhas Lençois Maranhenses
Santo Amaro - MA

Em qualquer uma das cidades é possível encontrar as lagoas turquesas com as dunas no mesmo estilo, então acho que vale identificar o seguinte para escolher:

BARREIRINHAS: Se quer mais estrutura, praticidade, está com crianças ou idosos, grupos grandes e budget menor. É mais perto de São Luís e é uma cidade de 70 mil habitantes.

ATINS: Se está mais afim de aventura, esportes, uma vibe mais jovem e com um plus de estilo “Tulum rústica” em um mix com Jeri, esse é o lugar. É um povoado com acesso de barco (voadeira) à 1h30 além de Barreirinhas ou carro (2 horas de viagem). Essa é minha cidade favorita, tem restaurantes e hotéis cheios de vibe e estilo.

SANTO AMARO: Tem um pouco menos estrutura que Barreirinhas. O único motivo que me levou a ir foi a travessia, ela termina lá. A lagoa do Junco é realmente muito bonita, mas eu deixaria Santo Amaro para a travessia ou terceira opção.



ATINS



Veja mais sobre ATINS aqui nos destaques que salvei no instagram.

Uma Vila com a mesma vibe de Jericoacoara, ruas de areia e decoração rústica, mas muito mais tranquila. Frequentada por amantes de Kitesurf, com turismo mais jovem e internacional.


QUANTOS DIAS?

Depende do roteiro, mas em geral eu diria no mínimo 3 noites para qualquer cidade, dependendo do horário de voo, ou vai ficar muito corrido por conta da viagem longa terrestre. Se for para Atins, por exemplo, tem que coincidir os horários de barco com os do transfer de Barreirinhas e do voo em São Luís. Para Atins o ideal seria 5 noites.


Veja horários dos transfers e barcos aqui


QUAL AGENCIA ESCOLHER?


Caetes Expedições, uma empresa muito conceituada na região, com base nas 3 cidades. Também fazem a travessia à pé e a rota das emoções.


Atins Beach Adventure - passeio nas lagoas de Atins com sandboard


Joel - O melhor guia para fazer a travessia à pe. (post em breve)



ONDE SE HOSPEDAR?


BARREIRINHAS: Pousada Encantes do Nordeste


ATINS:

Pousada Jurara Atins e Vila Jurara

Pousada Lagoa do Vento







QUAIS PASSEIOS FAZER EM CADA CIDADE?


BARREIRINHAS

Passeio de 4x4 no Circuito Lagoa Azul ou Lagoa Bonita, os dois tem lagoas lindas, recomento o da Lagoa Bonita nessa temporada de 2019, as lagoas variam de ano para ano e esse ano essa parte está mais interessante.



A Caetes tem o passeio do pôr do sol e do amanhecer nos lençóis, recomendo os dois, são experiencias incríveis. O amanhecer inclui observação do céu estrelado e café da manhã nas dunas. Mais detalhes com horários e um video show aqui . Mas não se esqueça que para pegar as lagoas bem azuis é bom fazer um passeio no meio do dia também, converse com a agência. Se não tiver tanto tempo para os 3, sugiro o passeio do amanhecer e um no meio do dia. Para aproveitar bem com sol alto também.

Passeio pelo Rio Preguiças, mais cultural, passando por vilas com muito artesanato (Vassouras, Mandacaru e Caburé) Em vassouras tem os pequenos lençóis e macaquinhos lindos, não alimente. Em Mandacaru tem muito artesanato lindo e baratíssimo, gosto de ajudar comprando. E ainda tem uma barraquinha maravilhosa de caipirinhas logo que chega lá, sugiro tomar a de carambola com limão é a melhor que já tomei na vida! Caburé ja entra na vibe de Atins, bem rústica com barquinhas de palha onde dá pra relaxar e almoçar.


ATINS

Passeio de 4x4 no Circuito do Canto do Atins, lagoas lindas no melhor turquesa. Com almoço no Restaurante d Antonio, onde comi o melhor camarão grelhado da minha vida.


Passeio de quadriciclo no circuito da antiga Lagoa Tropical, digo antiga porque ela "furou" segundo os locais, mas tem outra tão linda quanto bem próxima, entre muitas outras maravilhosas também.


Cavalgada no pôr do sol.



ONDE COMER?


BARREIRINHAS

Bambaê


ATINS

Do Antonio (Canto do Atins), tem o camarão famoso incrível

Urra Cervejaria, tem cerveja artesanal muito boa

La Pizza Napoletana, não fui porque ainda não estava aberta, mas dizem ser uma pizza tradicional italiana muito boa. O dono é italiano.

Maria do Mar, um lounge bar mais no estilo grécia, com musica eletrônica, achei um pouco fora da vibe tranquila de Atins, mas o hambúrguer gigantesco era muito bom.


DICAS GERAIS

Tomadas 220

Levar dinheiro vivo, pois só em Barreirinhas tem Banco do Brasil

Muito protetor solar, é muito quente e muito sol na época de alta temporada.

Em Barreirinhas pega um pouco 3g, em Atins nada, portanto achei importante a pousada ter WIFI, as nossas tinham e muito bom.




DRONE

Por ser um parque nacional, no caso de produção de imagens para uso comercial é preciso pedir uma autorização para o ICMBIO, eu pedi. Segue o contato, acho legal ligar primeiro e explicar o motivo da viagem e das imagens.

Danubia telefone - (098)3349-1267

Autorização por e-mail link

http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses/downloads-e-links.html

BIQUÍNIS

Levei a marca Adoromar para produção de conteúdo dessa viagem e me apaixonei, super indico!


Qualquer dúvida vem conferir os posts do instagram e podem me mandar mensagem por lá!


Não deixem de visitar os Lençois Maranhenses, está entre as minhas top 3 experências do Brasil, juntinho com Noronha e Jalapão.


Lençois maranhenses


#Lençoismaranhenses #blogdeviagem #blogueiradeviagem #divulgaçãodeviagem #roteirodeviagem #brasil



448 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo